Bahia
Mesmo com queda no total de óbitos, proporção de motociclistas entre as vítimas cresce na Bahia

Ação apura suposto esquema em contratos públicos e cumpre mandados em quatro cidades

Foto: Divulgação / Polícia Civil
Um secretário municipal de Itagibá, cidade do sul da Bahia, e uma servidora da controladoria do município foram afastados durante a deflagração da Operação Carta Marcada, na manhã desta terça-feira (27). A ação investiga um suposto esquema de corrupção que envolve contratos públicos firmados pela prefeitura e empresas privadas.
Ao todo, a Justiça determinou o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão sete em Itagibá, quatro em Dário Meira, três em Ipiaú e um em Jequié além do bloqueio de quase R$ 2 milhões em bens e valores atribuídos a cada investigado. Durante as diligências, foram apreendidos celulares, documentos, computadores e cerca de R$ 70 mil em dinheiro.
Segundo a Polícia Civil, há indícios de direcionamento contratual e de contratações reiteradas por inexigibilidade de licitação, em possível desacordo com a legislação. As investigações apontam atuação coordenada entre agentes públicos e representantes de duas empresas de consultoria, com divisão de tarefas e mecanismos para ocultação e desvio de recursos. A operação é conduzida pelo Draco, por meio da Deccor, com a participação de 60 policiais civis, e as apurações seguem em andamento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.