Pelo menos oito cursos baianos terão medidas cautelares aplicadas, como redução de ingresso em 25% das vagas autorizadas, suspensão da possibilidade de celebrar contratos de Fies e de outros programas federais de acesso ao ensino superior, suspensão de benefícios regulatórios e impedimento da protocolização de processos para aumento de vagas. Entre eles estão o Centro Universitário Maurício de Nassau de Barreiras, a Faculdade Estácio de Alagoinhas e a Faculdade Estácio de Juazeiro.
Outras instituições passarão a ser acompanhadas em fase de supervisão, no chamado procedimento preparatório. Estão nessa situação os cursos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do Centro Universitário Zarns Salvador, do Centro Universitário Unime, das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia e da Afya Ciências Médicas de Itabuna.
As medidas fazem parte das ações de regulação e supervisão da educação superior conduzidas pelo MEC após a avaliação de desempenho dos cursos no Enamed.



