
Bahia
Cidade baiana terá novo campus da UFRB com cursos de tecnologia e logística; saiba qual
Nova unidade no Recôncavo baiano terá 200 vagas e será financiada pelo Novo PAC; universidade também avança com obra em Santo Amaro

Foto: Divulgação
A cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, vai receber um novo campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A criação da unidade foi confirmada após reunião do Ministério da Educação, realizada na última semana, em Brasília.
A nova estrutura já teve autorização para realização de concursos públicos voltados à formação do corpo docente. Neste momento, falta apenas a definição de um espaço provisório para funcionamento das atividades até a construção da sede definitiva.
O investimento será viabilizado por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, em articulação entre os governos federal e estadual, além da prefeitura local. A proposta é ampliar o acesso ao ensino superior gratuito e acompanhar o desenvolvimento econômico da região.
Na fase inicial, o Centro de Ciências Aplicadas, Tecnologia e Inovação (CECati) vai oferecer cursos voltados às novas demandas do mercado, como Inteligência Artificial, Ciência de Dados para Negócios, Logística e Comércio Exterior. Serão 200 vagas destinadas à formação de profissionais para setores estratégicos ligados à mobilidade e à circulação de mercadorias no Recôncavo.
Além da expansão em Nazaré, a UFRB também avança na implantação do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), no Campus Dona Canô, em Santo Amaro. A obra teve início após a cessão do terreno pelo governo estadual.
O projeto arquitetônico recebeu investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, enquanto a construção está orçada em aproximadamente R$ 29 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A estrutura contará com salas de aula, laboratórios, auditório e áreas de convivência. A previsão é que o campus seja entregue em janeiro de 2028.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

