Segunda-feira, 04 de maio de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Centro de Umbanda é invadido pela oitava vez em seis meses no interior da Bahia

Bahia

Centro de Umbanda é invadido pela oitava vez em seis meses no interior da Bahia

Ataque em Guanambi causou furtos e danos a itens sagrados; suspeito foi identificado pela polícia

Centro de Umbanda é invadido pela oitava vez em seis meses no interior da Bahia

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 04 de maio de 2026 às 12:23

O Centro de Umbanda São Jorge Guerreiro, em Guanambi, no sudoeste da Bahia, foi invadido e vandalizado na madrugada de domingo (3). Este foi o oitavo ataque ao local em cerca de seis meses. O espaço religioso funciona há quase 80 anos e, segundo a direção, os episódios de violência começaram há cerca de um ano, incluindo a pichação de símbolos nazistas em uma das ocorrências anteriores.

Imagens de câmeras de segurança mostram que o mesmo homem invadiu o local duas vezes: na noite de sábado (2) e na madrugada de domingo. Para entrar, ele quebrou uma janela de vidro.

De acordo com a direção, o suspeito furtou o motor de uma geladeira, um caldeirão de alumínio e tentou levar um bebedouro, sem sucesso. Baldes, produtos de limpeza e artigos religiosos também foram levados, além da destruição de itens sagrados, como pratos de barro.

Por causa dos danos, o centro ficará fechado por tempo indeterminado. A polícia informou que o suspeito foi localizado e levado à delegacia, mas não detalhou se ele foi preso ou responderá em liberdade.