Sexta-feira, 19 de junho de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Inverno começa neste domingo com calor acima da média e pouca chuva na Bahia

Bahia

Inverno começa neste domingo com calor acima da média e pouca chuva na Bahia

Estação terá predomínio do tempo seco, mas massas de ar polar podem provocar queda nas temperaturas em algumas regiões do estado

Inverno começa neste domingo com calor acima da média e pouca chuva na Bahia

Foto: Jeffersson Peixoto/ Secom

Por: Metro1 no dia 19 de junho de 2026 às 16:12

Atualizado: no dia 19 de junho de 2026 às 16:16

O inverno de 2026 começa às 5h24 deste domingo (21) e deve ser marcado por tempo seco e temperaturas acima da média em grande parte da Bahia e do Nordeste, segundo previsão da Climatempo.

A estação terá características típicas da região, com pouca chuva e predomínio do calor. A previsão indica volumes de precipitação abaixo da média em boa parte do Nordeste, especialmente na faixa leste, enquanto as temperaturas devem permanecer acima do normal em áreas do oeste baiano.

Frio pode chegar ao sul da Bahia

Apesar do cenário mais quente, algumas mudanças são esperadas ao longo do inverno. Duas fortes massas de ar polar previstas para julho podem avançar pelo país e alcançar o extremo sul da Bahia, provocando queda nas temperaturas.

Uma dessas incursões de ar frio também pode atingir o norte de Minas Gerais e áreas próximas à divisa com a Bahia. Na Chapada Diamantina, há previsão de madrugadas frias durante a estação, com temperaturas entre 8°C e 10°C em alguns períodos.

No restante do Nordeste, cidades como Salvador e Recife devem registrar dias de tempo firme e temperaturas elevadas. Em São Luís, no Maranhão, as chuvas tendem a diminuir gradualmente com o avanço da estação.

Risco de queimadas aumenta

Além do tempo seco, os meteorologistas alertam para o aumento do risco de queimadas. A preocupação é maior na região do Matopiba, que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, onde a combinação entre calor e baixa umidade favorece a ocorrência de incêndios.

O inverno segue até setembro e deve perder força a partir da segunda quinzena de agosto, quando as temperaturas voltam a subir em diversas regiões do país e aumentam as chances de ondas de calor.