Domingo, 29 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

São João no Pelourinho contará com segurança de policiais à paisana

Bahia

São João no Pelourinho contará com segurança de policiais à paisana

O tenente-coronel Valter Menezes, comandante do 18ª Batalhão da Polícia Militar, foi entrevistado no estúdio móvel da Rádio Metrópole instalado no Pelourinho e comentou a festa de São João que começa nesta quinta-feira (23). Segundo ele, os festejos juninos no Centro Histórico vão contar com mais de 300 policiais para realizar a segurança da folia na capital baiana.[Leia mais...]

São João no Pelourinho contará com segurança de policiais à paisana

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 23 de junho de 2016 às 17:17

O tenente-coronel Valter Menezes, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, foi entrevistado no estúdio móvel da Rádio Metrópole instalado no Pelourinho e comentou a festa de São João que começa nesta quinta-feira (23). Segundo ele, os festejos juninos no Centro Histórico vão contar com mais de 300 policiais para realizar a segurança da folia na capital baiana.

"O São João do Pelourinho se confirma como um ponto de muitos festejos. O batalhão tem uma área muito grande. Tem a parte do Centro Histórico, abrange o Garcia, o Canela, a Contorno, a Gamboa...tudo faz parte do 18 BPM. São três anos fazendo o São João por aqui", disse ele.

Menezes também comentou as ações da PM no São João. "Nós intensificamos o policiamento tanto na chegada nos terminais de acesso, muita gente vem andando sem precisar do ônibus e do metrô. O Elevador Lacerda, tanto na parte de baixo como na parte de cima são reforçadas. Colocamos barreiras de abordagens com gradis e detectores de metais para abordar pessoas com sacolas e bolsas. Também há barreiras de trânsitos, já que nem todos os locais a Transalvador conseguiu colocar o cimento para impedir que as pessoas entrem de carro. Todo o efetivo do 18º BPM está escalado, assim como apoio do batalhão turísticos, dos praças e da Guarda Municipal, que nos ajuda muito", afirmou. Além dos oficiais, outros 20 policiais à paisana fazem a segurança na região.

O tenente-coronel também falou sobre a experiência adquirida com uma série de festas realizadas em Salvador que contaram com o apoio do 18ª BPM. "O maior desafio da PM é manter a ordem pública. Você tem turistas internacionais e daqui, moradores, assim como os meliantes. Pedimos que não venham com joias, equipamentos eletrônicos, procurar lugares calmos e tomar cuidado com as saídas. Vamos fazer uma grande festa como fizemos no ano passado", ressaltou.