Sexta-feira, 24 de julho de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Pela 1ª vez em 417 anos, Tribunal de Justiça realiza sessão do Órgão Especial no interior da Bahia

Bahia

Pela 1ª vez em 417 anos, Tribunal de Justiça realiza sessão do Órgão Especial no interior da Bahia

Colegiado formado por 25 desembargadores se reuniu na Uesc, em Ilhéus, em iniciativa voltada à interiorização das atividades do Judiciário

Pela 1ª vez em 417 anos, Tribunal de Justiça realiza sessão do Órgão Especial no interior da Bahia

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 24 de julho de 2026 às 16:07

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou, nesta sexta-feira (24), a primeira sessão do Órgão Especial fora de Salvador em seus 417 anos de história. O encontro aconteceu na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.

O presidente do TJBA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, afirmou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a interiorização da Justiça e a aproximação com a população. "Trata-se de uma demonstração inequívoca do zelo, da dedicação e do compromisso desta instituição com a população baiana", afirmou.

Ao todo, 28 processos estavam na pauta. Desses, 25 foram julgados e três tiveram pedido de vista.

O Órgão Especial reúne 25 desembargadores e é responsável por julgar temas de grande relevância constitucional, como ações diretas de inconstitucionalidade, mandados de segurança contra autoridades e conflitos envolvendo o Estado e os municípios.