
Bahia
Santuário de Bom Jesus da Lapa inaugura Gruta de São Jorge criada por romeiro neste domingo
Espaço dedicado ao santo guerreiro foi idealizado por Greymo Fernandes a partir de uma promessa e passa a integrar o complexo religioso no Oeste da Bahia

Foto: Divulgação
O Santuário do Bom Jesus da Lapa, um dos principais destinos de peregrinação religiosa do Brasil, ganhará neste domingo (11) um novo espaço de fé e devoção. Entre as 11h e as 15h, será inaugurada a Gruta de São Jorge, idealizada pelo romeiro Greymo Fernandes a partir de uma promessa pessoal. A iniciativa, acolhida pela administração do Santuário, amplia os espaços de oração do complexo religioso localizado no Oeste da Bahia.
A história começou em 23 de fevereiro deste ano, quando Greymo, devoto do Bom Jesus da Lapa há cerca de dez anos, procurou o padre Cristóvão, administrador do Santuário, para apresentar a ideia de construir uma gruta dedicada a São Jorge. Segundo ele, o projeto nasceu de suas experiências de fé no local e de uma promessa feita ao santo.
O romeiro conta que pediu a intercessão de São Jorge junto ao Bom Jesus da Lapa para alcançar duas graças. Em contrapartida, comprometeu-se a levar uma imagem do santo guerreiro ao Santuário e contribuir para a criação de um espaço dedicado à devoção.
Com a expectativa de que os pedidos fossem atendidos, Greymo decidiu antecipar o cumprimento da promessa, sem esperar pela concretização das graças. A imagem de São Jorge chegou ao Santuário, e o projeto começou a sair do papel com o apoio da administração religiosa.
“Percebendo que as graças pelas quais eu havia pedido começaram a se desenhar para acontecer, senti no coração que não deveria esperar. Decidi antecipar a vinda da imagem de São Jorge para o Santuário, cumprindo minha promessa e dando início à realização desse sonho”, afirma.
A iniciativa contou com o apoio dos padres Roque, reitor do Santuário, e Cristóvão, administrador do complexo. Para Greymo, a inauguração vai além do cumprimento de um compromisso pessoal: representa a criação de mais um espaço de acolhimento para os milhares de romeiros e fiéis que visitam Bom Jesus da Lapa todos os anos.
Greymo atribui a realização do projeto à fé e agradece às pessoas que contribuíram para tornar a iniciativa possível. “Antes de tudo, agradeço a Deus, ao Bom Jesus da Lapa e ao glorioso São Jorge pela inspiração, pela fé e por permitirem que essa iniciativa se tornasse realidade. Minha gratidão também aos padres Roque e Cristóvão pela acolhida, confiança e apoio para que esse sonho pudesse ser concretizado”, declara.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

