Quinta-feira, 26 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Rui ressalta necessidade do Rio São Francisco sobreviver de forma autônoma

Bahia

Rui ressalta necessidade do Rio São Francisco sobreviver de forma autônoma

Em encontro promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quinta-feira (11), na sede do órgão, em Brasília, o governador Rui Costa foi um dos presentes no ‘Diálogo Público: Revitalização do São Francisco’. [Leia mais...]

Rui ressalta necessidade do Rio São Francisco sobreviver de forma autônoma

Foto: Camila Peres/ GOVBA

Por: Luiza Leão no dia 11 de agosto de 2016 às 19:58

Em encontro promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quinta-feira (11), na sede do órgão, em Brasília, o governador Rui Costa foi um dos presentes no  ‘Diálogo Público: Revitalização do São Francisco’. O secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e o representante do Governo da Bahia em Brasília, Jonas Paulo também marcaram presença. 

Rui sugeriu a criação de um marco legal para tornar a bacia hidrográfica do Rio São Francisco sustentável, mas a proposta depende do poder Legislativo Nacional. Para ele, a fiscalização não é suficiente: “Este não pode ser o motor e modelo do desenvolvimento. Que possamos pactuar um modelo de governança para o São Francisco”, defendeu. 

O governador da Bahia acredita que se não houver envolvimento do poder público, da sociedade civil, produtores e proprietários de terra, os "soluços de investimentos federais" não serão suficientes para assegurar a preservação das águas do Velho Chico e ele será condenado a um fim rápido. Rui deu a ideia retorno de parte do lucro que os usos da água proporcionam seja devolvida ao rio em ações de revitalização e manutenção.