Bahia

Bahia se destaca na produção internacional de dendê

A Bahia se destacou internacionalmente na produção de dendê. No ranking de distribuição da América Latina, o estado representa o Brasil no terceiro lugar, atrás apenas da Colômbia e do Equador. O fruto é cultivado em municípios do Território de Identidade da Costa do Dendê, por agricultores familiares da região. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Divulgação

Por Laura Lorenzo no dia 06 de Outubro de 2016 ⋅ 16:57

A Bahia se destacou internacionalmente na produção de dendê. No ranking de distribuição da América Latina, o estado representa o Brasil no terceiro lugar, atrás apenas da Colômbia e do Equador. O fruto é cultivado em municípios do Território de Identidade da Costa do Dendê, por agricultores familiares da região. 

Dos dendezeiros são extraídos dois tipos de óleos: o azeite de dendê, conhecido também como óleo de palma e o óleo de palmiste, muito utilizado na fabricação de cosméticos.

Também é possível extrair da dendeicultura carvão ativado, utilizado em siderúrgicas. A fumaça líquida resultante da queima do carvão pode ser utilizada para defumar alimentos. 

Outra utilidade é usar o resíduo do azeite para fazer sabão e até fibra, que pode ser utilizada para produzir buchas de adubação orgânica ou até mesmo para gerar energia. 

Notícias relacionadas

[Uefs: conversa com secretário vai definir reitor]
Bahia

Uefs: conversa com secretário vai definir reitor

Por Matheus Simoni e Alexandre Galvão no dia 20 de Maio de 2019 ⋅ 15:00 em Bahia

Também será definido o próximo desembargador, através de um nome que integra a lista tríplice do quinto constitucional para a vaga no Tribunal de Justiça da Bahia