
Bahia
Bahia se destaca na produção internacional de dendê
A Bahia se destacou internacionalmente na produção de dendê. No ranking de distribuição da América Latina, o estado representa o Brasil no terceiro lugar, atrás apenas da Colômbia e do Equador. O fruto é cultivado em municípios do Território de Identidade da Costa do Dendê, por agricultores familiares da região. [Leia mais...]

Foto: Divulgação
A Bahia se destacou internacionalmente na produção de dendê. No ranking de distribuição da América Latina, o estado representa o Brasil no terceiro lugar, atrás apenas da Colômbia e do Equador. O fruto é cultivado em municípios do Território de Identidade da Costa do Dendê, por agricultores familiares da região.
Dos dendezeiros são extraídos dois tipos de óleos: o azeite de dendê, conhecido também como óleo de palma e o óleo de palmiste, muito utilizado na fabricação de cosméticos.
Também é possível extrair da dendeicultura carvão ativado, utilizado em siderúrgicas. A fumaça líquida resultante da queima do carvão pode ser utilizada para defumar alimentos.
Outra utilidade é usar o resíduo do azeite para fazer sabão e até fibra, que pode ser utilizada para produzir buchas de adubação orgânica ou até mesmo para gerar energia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.