Terça-feira, 20 de outubro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Secretário de Saúde destaca ações do mutirão de cirurgia: “12 mil até 2017"

Bahia

Secretário de Saúde destaca ações do mutirão de cirurgia: “12 mil até 2017"

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, analisou, em entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (16), as ações realizadas pela pasta ao longo do ano. Segundo Vilas Boas, apesar da crise econômica que atinge grande parte dos estados, a Bahia conseguiu manter os investimentos na saúde [Leia mais...]

Secretário de Saúde destaca ações do mutirão de cirurgia: “12 mil até 2017"

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira e Yasmin Garrido no dia 16 de dezembro de 2016 às 08:27

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, analisou, em entrevista à Rádio Metrópole nesta sexta-feira (16), as ações realizadas pela pasta ao longo do ano. Segundo Vilas Boas, apesar da crise econômica que atinge grande parte dos estados, a Bahia conseguiu manter os investimentos na saúde. 

Lançado em agosto, o mutirão de cirurgias realizado em Salvador e no interior do estado foi destacado pelo secretário como uma das principais iniciativas. A previsão é que até 12 mil cirurgias sejam realizadas até o ano que vem, desafogando o sistema público de saúde do estado.

“As cirurgias eletivas acabam sendo de prioridade dos municípios realizarem. Porque os hospitais estaduais são pressionados pela rede de urgência e emergência. Seus leitos são ocupados pelas emergências. Estamos fazendo de 500 a mil cirurgias por etapa. 12 mil é a meta para 2017”, disse.

Segundo Vilas Boas, os esforços estão sendo feitos para regionalizar a saúde através da construção de hospitais regionais. “Que se tornem 100% resolutivos. Não adianta ser uma estação de transbordo. Recebe do hospital pequeno, dá uma garibadazinha e transfere para Salvador. “Era concentrada em Salvador. Esse trabalho começou no governo Wagner e esta sendo prosseguido por Rui Costa, Hospitais regionais 100% resolutivos é a meta. Nossos hospitais do interior serão 100% resolutivos para aquilo que eles estão vocacionados”, completou.