Bahia

Especialista de Israel aponta soluções para superar crise hídrica na Bahia

Durante palestra sobre o tema “Gestão do ciclo hídrico em regiões de escassez”, proferida pelo engenheiro e Chefe do Departamento de Companhias de Água da Autoridade Israelense de Águas, Amir Schischa, discutiu-se como Israel, no auge da seca, venceu o problema da falta de água e hoje possui abundância do recurso. [Leia mais...]

[Especialista de Israel aponta soluções para superar crise hídrica na Bahia]
Foto : Mário Marques

Por Yasmin Garrido no dia 21 de Março de 2017 ⋅ 16:41

Durante palestra sobre o tema “Gestão do ciclo hídrico em regiões de escassez”, proferida pelo engenheiro e Chefe do Departamento de Companhias de Água da Autoridade Israelense de Águas, Amir Schischa, discutiu-se como Israel, no auge da seca, venceu o problema da falta de água e hoje possui abundância do recurso.

De acordo com Amir, a escassez de água foi combatida com medidas pontuais, a exemplo da orientação a se tomar banhos de no máximo dois minutos, lavar carros sem mangueiras, dentre outras coisas. Para ele, a estratégia "proporcionou ao país água suficiente para todas as suas necessidades, mesmo durante as secas graves”.

O especialista ainda ressaltou que Israel é líder mundial na reciclagem de águas residuais para a agricultura. "O país trata 86% do seu esgoto doméstico, reciclando-o para uso agrícola. Este volume representa cerca de 55% de toda a água utilizada na agricultura”.

O secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Cássio Peixoto, afirmou que o intercâmbio entre países com medidas vitoriosas é primordial nesse momento crucial, quando "enfrentamos a pior seca dos últimos cem anos e buscamos incessantemente alternativas para reverter esse cenário, sem permitir prejuízos à população baiana".

O evento foi uma iniciativa da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs),  em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-Ba).

Notícias relacionadas

[Embasa nega favorecimento de empresas em contratos ]
Bahia

Embasa nega favorecimento de empresas em contratos 

Por Metro1 no dia 18 de Outubro de 2019 ⋅ 07:58 em Bahia

“As dispensas de licitações são previstas legalmente para garantir a continuidade da prestação de serviços essenciais para população", diz a empresa