
Bahia
Seca na Bahia: volume de água em barragem que abastece Salvador é baixo
Responsável por boa parte do abastecimento de água em Salvador e Região Metropolitana, a barragem de Pedra do Cavalo, no Recôncavo Baiano, está gerando preocupação neste período de estiagem no estado. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/TV Bahia
Responsável por boa parte do abastecimento de água em Salvador e Região Metropolitana, a barragem de Pedra do Cavalo, no Recôncavo Baiano, está gerando preocupação neste período de estiagem no estado.
De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o volume útil de armazenamento — que é a quantidade de água que pode ser utilizada — está em 23,82%, percentual considerado baixo.
Ainda segundo a Empresa, mais cinco barragens estão com níveis baixos. São elas: Santa Helena (11,75%), Joanes I (66,55%), Joanes II (11,96), além de Ipitanga I (20,61) e II (28,74%). Mesmo com o quadro alarmante, a empresa não prevê racionamento de água em Salvador.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) afirma que, entre fevereiro de 2016 e janeiro de 2017 as regiões das barragens tiveram poucas chuvas. Em todos os locais, o índice de precipitação ficou abaixo da média.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.