Bahia

Bahia sedia reunião nacional sobre modernização fazendária

O Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador, recebe nesta quinta (30) e sexta (31) a 34ª Reunião da Comissão de Modernização da Gestão Fazendária (Cogef), grupo técnico vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). [Leia mais...]

[Bahia sedia reunião nacional sobre modernização fazendária]
Foto : Divulgação

Por Matheus Simoni no dia 30 de Março de 2017 ⋅ 19:29

O Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador, recebe nesta quinta (30) e sexta (31) a 34ª Reunião da Comissão de Modernização da Gestão Fazendária (Cogef), grupo técnico vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O evento é organizado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) e tem como objetivo requalificar e modernizar a gestão fazendária. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz), o encontro é bastante relevante por conta da Bahia ser um estado cuja gestão fazendária não pode receber a qualificação de "moderna". "Para se ter uma ideia, o estado usa sistemas informatizados emprestados. Na fiscalização de médias e grandes empresas, o programa é cedido por uma ONG, que limita apenas aos auditores fiscais a concessão da senha para entrar no programa. E no Simples Nacional, o sistema utilizado foi elaborado por um Agente de Tributos, que cede aos demais colegas a licença da ferramenta para o trabalho", afirma o sindicato. 

Anfitriã, a Sefaz apresentará um painel sobre "Melhoria da Produtividade da Fiscalização Tributária". No entanto, ainda de acordo com o Sindsefaz, a pasta é "bastante produtiva", "mas isso nada tem a ver com a gestão e modernização, e sim com a qualificação, esforço e compromisso dos fazendários, uma vez que as condições oferecidas pela Secretaria para o exercício do trabalho não são as melhores. E não se limita apenas à ausência de sistemas informatizados, a ponto de usar programas emprestados". O sindicato também defende que a implantação da nota fiscal eletrônica se faz importante por conta da urgência pela arrecadação.

Notícias relacionadas