Terça-feira, 11 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Descoberto médico com nove cargos em três prefeituras diferentes no Estado

Bahia

Descoberto médico com nove cargos em três prefeituras diferentes no Estado

Um médico que possuía nove cargos públicos, em três prefeituras diferentes e em uma secretaria do Estado da Bahia foi descoberto após realização da Operação Multivínculo. A investigação foi deflagrada pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). [Leia mais...]

Descoberto médico com nove cargos em três prefeituras diferentes no Estado

Foto: Ministério da Saúde / Ilustrativa

Por: Camila Tíssia no dia 06 de agosto de 2015 às 12:14

Um médico que possuía nove cargos públicos, em três prefeituras diferentes e em uma secretaria do Estado da Bahia foi descoberto após realização da Operação Multivínculo. A investigação foi deflagrada pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e já conseguiu detectar a existência de 1.447 funcionários que acumulavam ilegalmente cargos públicos na Bahia. 

O acúmulo de cargos públicos para servidores é proibido pela Constituição Federal e pela Lei Estadual 6.677/94 do Estatuto do Servidor. Esses servidores estaduais estão sendo investigados por acumular, de forma indevida, vínculos trabalhistas com outros cargos públicos municipais, estaduais e federais. Entre os investigados estão médicos, professores, enfermeiros, policiais militares e civis e até servidores administrativos com três, quatro e cinco empregos públicos. 

A Multivínculo foi iniciada em junho deste ano, depois que a Corregedoria Geral da Saeb passou a usar sistemas informatizados de auditoria nos tribunais de contas do estado e do município. Os envolvidos serão convocados pelo Governo Estadual para prestar esclarecimentos e apresentar documentos de suas situações funcionais. 

Acumular dois cargos públicos quando não há compatibilidade de horários é proibido por lei, que também veda acumular três ou mais empregos públicos. Os casos identificados na operação são de acúmulos superiores a três vínculos.