Bahia

Operação Cosme e Damião: 30% das marcas de dendê são reprovadas em teste de qualidade

Nas vésperas do Dia de São Cosme e Damião, a operação realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) para fiscalizar os produtos utilizados no tradicional caruru verificou que 30% das marcas de azeite de dendê testadas foram reprovadas. O azeite foi o item que apresentou maior índice de reprovação na ação. [Leia mais...]

[Operação Cosme e Damião: 30% das marcas de dendê são reprovadas em teste de qualidade]
Foto : Elói Corrêa/GOVBA

Por Laura Lorenzo no dia 22 de Setembro de 2017 ⋅ 15:09

Nas vésperas do Dia de São Cosme e Damião, a operação realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) para fiscalizar os produtos utilizados no tradicional caruru verificou que 30% das marcas de azeite de dendê testadas foram reprovadas. O azeite foi o item que apresentou maior índice de reprovação na ação.

A Operação Cosme e Damião foi encerrada nesta sexta-feira (22) e fiscalizou ainda camarão seco, amendoim, castanhas, leite de coco e velas, produtos que atingiram um índice médio de reprovação entre 5 a 10%.

Foram fiscalizados supermercados e mercadinhos de bairro para verificar se os itens largamente consumidos no período estão sendo vendidos com a pesagem correta, considerando o indicado nas embalagens dos produtos. “Os exames realizados no laboratório do Ibametro constataram que o azeite de dendê está sendo vendido com a quantidade inferior ao indicado no rótulo. Todas as marcas irregulares foram autuadas”, afirmou o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Os fabricantes notificados terão 10 dias para apresentar defesa junto ao Ibametro, sendo passíveis de multas de até R$ 1,5 milhão, a depender do grau da irregularidade.

Notícias relacionadas

[Sapeaçu recebe duas novas viaturas policiais ]
Bahia

Sapeaçu recebe duas novas viaturas policiais

Por Metro1 no dia 22 de Agosto de 2019 ⋅ 21:24 em Bahia

Os novos veículos, entregues pela Secretaria de Segurança Pública, são do modelo S10 e vão atender a 27ª Companhia Independente da Polícia Militar