Bahia

Outubro Rosa: 20 mil exames de mamografias são ofertados gratuitamente na Bahia

Serão ofertados 20 mil exames de mamografias em Salvador e no interior do estado durante este mês do Outubro Rosa. [Leia mais...]

[ Outubro Rosa: 20 mil exames de mamografias são ofertados gratuitamente na Bahia]
Foto : Alberto Coutinho

Por Paloma Morais no dia 03 de Outubro de 2017 ⋅ 14:48

Serão ofertados 20 mil exames de mamografias em Salvador e no interior do estado durante este mês do Outubro Rosa. O Mutirão será destinado a mulheres de 50 a 69 anos e o atendimento será prestado no Centro Estadual de Oncologia (Cican), localizado na Avenida Vasco da Gama, e em outros postos de atendimento do estado.A mamografia é feita para rastrear a presença de nódulos e detectar previamente o câncer de mama para início imediato do tratamento. A iniciativa é do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). 

“Em Salvador, nós contamos com as unidades móveis do programa Saúde sem Fronteiras. Em qualquer uma dessas unidades, a paciente que esteja entre a faixa etária de 50 e 69 anos, munida de original e cópia de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, recebe a senha e faz o exame", explica a coordenadora do Cican, Daniela Romero. 

No Cican, a distribuição das senhas inicia às 6h30. No total, são 100 senhas distribuídas diariamente. Caso as pacientes não consigam fazer o exame no mesmo dia, de acordo com Romero, elas já saem do local com dia e horário agendado para o fazer o procedimento. 

Outras atividades

A programação do Outubro Rosa ainda conta com palestras, cursos e corridas. O II Curso de Atualização em Mamografia será realizado na sexta-feira (6), gratuitamente, para técnicos em radiologia. A ação é uma parceria entre a Sesab e o Hospital Aristides Maltez, onde acontecerá o curso.

No sábado (7), no Parque Costa Azul, terá um aulão de ginástica, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), que reforça a importância da atividade física na prevenção da doença.

Já no dia 22 tem o Motopasseio Rosa. Durante todo o mês, serão ministradas palestras no Cican e o no Hospital da Mulher para qualquer pessoa.

Notícias relacionadas