Bahia

Bahia ganha primeira Fábrica-Escola de Chocolate em Gandu

O governo do estado inaugurou nesta sexta-feira (6) a primeira Fábrica- Escola de Chocolate da rede estadual, em Gandu, sul da Bahia[Leia mais...]

[Bahia ganha primeira Fábrica-Escola de Chocolate em Gandu]
Foto : Divulgação

Por Paloma Morais no dia 06 de Outubro de 2017 ⋅ 14:25

O governo do estado inaugurou nesta sexta-feira (6) a primeira Fábrica- Escola de Chocolate da rede estadual, em Gandu, sul da Bahia. Instalada no Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), no Lago Azul, a fábrica será utilizada como um labotratório para aulas práticas de estudantes, onde eles poderão desenvolver seus projetos e pesquisas. A estrutura também ficará aberta à comunidade local para capacitações.

Durante a inauguração, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destacou que a fábrica fortalecerá a educação, o empreendedorismo e promoverá o fortalecimento da economia regional. “O essencial deste novo perfil de unidade de ensino foi que a Secretaria passou a enxergar a importância da economia da territorialidade e cultura de cada lugar. Portanto, começamos a implementar uma política que valoriza a Educação desde suas séries iniciais até a formação para o mundo do trabalho. Essa inauguração inicia uma um novo processo, onde vamos proporcionar aos estudantes a prática no ensino da produção e comercialização do chocolate", afirmou Pinheiro.

Na oportunidade, o superintendente da Educação Profissional do Estado, Durval Libânio Mello, também anuciou que três outras Fábricas-Escolas do Chocolate serão implantadas no Centro de Educação Profissional (CEEP) da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, no município de Arataca; no CETEP do Médio Rio das Contas, localizado no município de Ipiaú e no CEEP do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus. “Cada fábrica irá buscar parcerias, a exemplo de produtores de cacau, chocolates e confeiteiros. As fábricas também irão servir para que a gente oferte cursos de qualificação e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), pelo Pronatec”, afirmou.

Na cidade, Rui Costa também anunciou a autorização para investimento de R$ 9 milhões para a construção da estrada de Gandu até Ibirataia."Eu sei que o povo está muito feliz com essa iniciativa. Também vamos estender o asfalto até o centro da cidade”, afirmou.

Notícias relacionadas