
Bahia
Governos estadual e federal negociam expansão dos portos baianos
A expansão e modernização do setor portuário da Bahia está em negociação entre o Governo do Estado e a Secretaria de Portos da Presidência da República. O planejamento estadual para os portos foi apresentado pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (26), ao ministro da Secretaria Nacional de Portos, Edinho Araújo, durante reunião em Brasília. [Leia mais...]

Foto: Divulgação/ Agecom
A expansão e modernização do setor portuário da Bahia está em negociação entre o Governo do Estado e a Secretaria de Portos da Presidência da República. O planejamento estadual para os portos foi apresentado pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (26), ao ministro da Secretaria Nacional de Portos, Edinho Araújo, durante reunião em Brasília.
O governo pretende potencializar o Porto de Ilhéus, batizado como Porto de Malhado, com a participação da iniciativa privada. Segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, o porto possui limitações em decorrência de sua profundidade, onde apenas navios de calado (altura do casco) pequeno acessam o porto, sendo necessário uma drenagem para aumentar a profundidade. A intenção é que essa intervenção seja financiada pela iniciativa privada.
Para o porto de Salvador ficou acordado a realização de uma licitação para a operação do terminal marítimo. “Essa era uma reivindicação do Estado. A licitação será feita imediatamente, permitindo maior conforto aos usuários de cruzeiros que vêm a Salvador e criará um novo equipamento para os trabalhadores da região do Comércio, onde passou a ter restaurantes, lojas”, explicou Dauster.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.