Bahia

Notificações de vítimas de acidentes de trânsito serão feitas por profissionais de saúde

Uma portaria determinou que as notificações de casos de vítimas de acidentes de trânsito na Bahia devem ser realizadas por profissionais de saúde. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição desta sexta-feira (10). [Leia mais...]

[Notificações de vítimas de acidentes de trânsito serão feitas por profissionais de saúde]
Foto : Elói Corrêa/ Secom

Por Paloma Morais no dia 10 de Novembro de 2017 ⋅ 19:20

Uma portaria determinou que as notificações de casos de vítimas de acidentes de trânsito na Bahia devem ser realizadas por profissionais de saúde. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição desta sexta-feira (10).

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, por meio de nota, que devido aos registros do sistema de informações hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) pode se estimar com precisão o número de pessoas mortas por acidentes de trânsito. Porém, vítimas não fatais são de difícil aferição por conta deles serem registrados como politraumatismo, traumatismo craniano ou fraturas de membros.

Para a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - Seção Bahia (Abramet-Ba), a implementação da medida nas unidades de saúde não trará dificuldades, já que o Código Internacional de Doenças (CID) permitia isso, só que era pouco utilizado. Segundo dados da Sesab, entre os anos de 2000 e 2017 foram registradas 34.534 mortes em acidentes de trânsito na Bahia.

Notícias relacionadas

[Inema aponta 15 praias impróprias para o banho; confira]
Bahia

Inema aponta 15 praias impróprias para o banho; confira

Por Kamille Martinho no dia 08 de Dezembro de 2019 ⋅ 13:00 em Bahia

O instituto ainda recomenda aos usuários das praias que ao observarem presença de óleo evitem fazer a utilização das mesmas e não toquem, nem removam os resíduos encontra...