ʹMaior problema dos municípios baianos é a segurança públicaʹ, diz presidente da UPB
O presidente da UPB, União dos Municípios da Bahia, e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), comentou a situação econômica das cidades baianas. [Leia mais...]
![ʹMaior problema dos municípios baianos é a segurança públicaʹ, diz presidente da UPB [ʹMaior problema dos municípios baianos é a segurança públicaʹ, diz presidente da UPB]](https://www.metro1.com.br/noticias/51189,maior-problema-dos-municipios-baianos-e-a-seguranca-publica-diz-presidente-da-upb-3.jpg)
Por Matheus Morais no dia 13 de Março de 2018 ⋅ 08:38
O presidente da UPB, União dos Municípios da Bahia, e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), comentou a situação econômica das cidades baianas. Segundo ele, as prefeituras ainda dependem de transferências institucionais, tanto do governo federal quanto do Estado. Na oportunidade, o gestor ainda apontou a segurança pública como o maior problema dos municípios baianos.
"A maioria dos prefeitos da Bahia dependem de transferências institucionais. Os municípios vivem e sempre vão viver, até então, a mercê do governo estadual e federal. Nossa luta é mudar a lógica do bolo tributário, a União e os estados continuam recebendo grande parte da verba do país.", ressaltou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje.
"O [presidente Michel] Temer prometeu liberar uma ajuda financeira até dezembro do ano passado, não liberou, depois editou um a medida provisória e não disse quando vai pagar. Depois sancionou uma lei, disse que vai pagar esse ano, mas não tem data para pagar. Ontem tivemos 2 mil prefeitos em Brasília para saber que dia ele ia pagar, mas ele não disse", reclamou Eures.
Sobre a segurança nos municípios, Ribeiro foi direto: "É o maior problema. Eu caí para cima com a guarda municipal. A União tem que começar a investir em recursos para as guardas municipais, passar recursos para os municípios".