Domingo, 19 de setembro de 2021

Bahia

Petrobras pode anunciar venda da Refinaria Landulpho Alves ainda hoje

A Petrobras pode anunciar ainda hoje (19) a venda da Refinaria Landunpho Alves, localizada em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. A informação é do Sindicato dos Petroleiros da Bahia. De acordo com o coordenador do Sindipetro, Deyvid Bacelar, a estatal já comunicou que fará um anúncio no início da tarde. "É para falar sobre isso, mas a gente está na expectativa de saber se vão anunciar só o projeto ou a venda em si", explicou [Leia mais...]

Petrobras pode anunciar venda da Refinaria Landulpho Alves ainda hoje

Foto: Divulgação

Por: Bárbara Silveira no dia 19 de abril de 2018 às 09:44

A Petrobras pode anunciar ainda hoje (19) a venda da Refinaria Landunpho Alves, localizada em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. A informação é do Sindicato dos Petroleiros da Bahia. De acordo com o coordenador do Sindipetro, Deyvid Bacelar, a estatal já comunicou que fará um anúncio no início da tarde. "É para falar sobre isso, mas a gente está na expectativa de saber se vão anunciar só o projeto ou a venda em si", explicou.

De acordo com documentos disponíveis no portal interno da Petrobras, em reunião agendada para as 3h da tarde, será apresentado o modelo preliminar sobre o reposicionamento estratégico no setor de refino. O documento ressalta que o estudo preliminar "prevê a busca de parceiros para as refinarias Abreu e Lima (RNEST), Landulpho Alves (RLAM), Alberto Pasqualini (Refap) e Presidente Getúlio Vargas (Repar). O projeto inclui também os ativos logísticos (dutos e terminais) administrados pela Transpetro diretamente associados a essas refinarias. Nessa proposta, a Petrobras teria participação de 40% nas empresas formadas com os parceiros e manteria 75% da capacidade de refino nacional, permanecendo-se como uma empresa integrada de óleo e gás".

"É premissa desse modelo que a Petrobras continue com participação relevante para ter grande influência nas decisões de negócio e se beneficiar dos resultados financeiros", explica o gerente geral de Programas de Reestruturação de Negócios de RCT, Arlindo Moreira Filho, na publicação.


Menos 7 mil postos - Somente nos últimos cinco anos, a refinaria Landulpho Alves já perdeu mais de 7 mil postos de trabalho. “Hoje a refinaria está com 50% da capacidade para favorecer as importadoras. Em 2013 tínhamos 1,4 mil concursados e hoje estamos com 870. Terceirizados em 2013 chegamos a 8 mil, hoje temos 1,2 mil. Isso falando das pessoas que trabalham lá dentro, mas isso tem um efeito cascata grande”, lamentou Deyvid Bacelar.

 

Petrobras pode anunciar venda da Refinaria Landulpho Alves ainda hoje - Metro 1