Bahia
Greve: governo estadual se reúne com docentes das UEBAs
Governo do Estado da Bahia informa que vai se reunir com docentes das universidades do estado para negociar lei que reestrutura as universidades. [Leia mais...]
Foto: Divulgação/ Aduneb
O Governo da Bahia informou, nesta terça-feira (2), que vai promover mais uma reunião de negociação com representantes dos sindicatos dos docentes de universidades estaduais. O encontro será realizado na próxima quarta-feira (3), às 10h, na sede da Secretaria da Educação do Estado (Sec), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Na ocasião, o Estado aguarda a resposta do movimento docente sobre a revogação da Lei nº 7176 que reestrutura as universidades estatuais.
O coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior da Sec, Paulo Pontes, ressaltou que o governo já apresentou a proposta e aguarda a decisão dos docentes. “A proposta revoga a Lei 7176 e trata da elaboração de nova lei que amplia a autonomia das universidades”, afirmou Pontes. Para ele, a legislação reformulada dá autonomia às universidade que passam a ser definidas pelo estatuto da própria instituição.
Ainda conforme Paulo Pontes, o governo também aguarda retorno dos docentes sobre a mudança do quadro de vagas do magistério, assegurando o fluxo de maior número de promoções. “Serão disponibilizados recursos orçamentários para a concessão destas promoções, sem comprometer o orçamento de custeio e o investimento das universidades”.
Os professores das universidades estaduais da Bahia permanecem em greve desde o dia 13 de maio. Segundo a associação dos docentes (Aduneb), a proposta apresentada pelo governo na última assembleia, no dia 19 de maio, foi insuficiente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.