Bahia

Cratera em Vera Cruz cresce 17 metros em quatro meses

Em sete dias, o buraco aumentou quase 3 metros

[Cratera em Vera Cruz cresce 17 metros em quatro meses]
Foto :OrtoPixel – Soluções com Drones, Geotecnologias e Arquitetura

Por Alexandre Galvão no dia 21 de Novembro de 2018 ⋅ 09:40

A cratera misteriosa que apareceu em Vera Cruz, na Bahia, aumentou 17 metros em quatro meses, de acordo com medições da multinacional americana Dow Química. A empresa utiliza a região para extração de salmora, uma mistura de água e sal usada na fabricação de produtos químicos. A empresa diz que está investigando se a cratera tem relação com o trabalho de perfuração que desenvolve no local e que está monitorando a área com microssensores, drones e software de alta precisão, segundo o G1. 

O buraco está no meio de uma mata nativa, a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores da vila, que se dizem preocupados com a situação. Um estudo geomecânico feito pela empresa e outro realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontam, no entanto, que os habitantes da região não correm riscos.

Em sete dias, o buraco aumentou quase 3 metros. A Dow afirmou que a cratera é um fenômeno geológico conhecido como "vazio subterrâneo" (sinkhole, em inglês), cujas causas ainda não foram esclarecidas. Em setembro, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito para apurar as causas da abertura da cratera. O MP informou que o objetivo da ação é preservar as vidas das pessoas e proteger o meio ambiente.

De acordo com a companhia, o aumento comprimento da cratera é esperado até a completa estabilização do terreno, uma vez que, sob o ponto de vista técnico, a tendência é que as bordas da erosão fiquem do mesmo tamanho que o fundo dela, que hoje mede cerca de 115 metros de comprimento.

Notícias relacionadas

[Incêndio atinge fábrica em Simões Filho]
Bahia

Incêndio atinge fábrica em Simões Filho

Por Juliana Almirante no dia 20 de Setembro de 2019 ⋅ 07:27 em Bahia

Fábrica é localizada na Rua Marechal Hermes da Fonseca, em frente a uma unidade dos Bombeiros.