Sexta-feira, 14 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

UFSB assina contrato com estado e municípios para ensino na área de saúde

Bahia

UFSB assina contrato com estado e municípios para ensino na área de saúde

Através de documento firmado entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e gestões municipais e estadual, estudantes de saúde da UFSB vão contar com atividades práticas de qualidade na rede pública de saúde. O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) foi assinado na última sexta-feira (16), com o objetivo de reger as relações entre as gestões do Sistema Único de Saúde (SUS) e os estabelecimentos de ensino superior que ofertam cursos de saúde. [Leia mais...]

UFSB assina contrato com estado e municípios para ensino na área de saúde

Foto: Divulgação

Por: Bárbara Gomes no dia 19 de outubro de 2015 às 16:20

Através de documento firmado entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e gestões municipais e estadual, estudantes de saúde da UFSB vão contar com atividades práticas de qualidade na rede pública de saúde. O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) foi assinado na última sexta-feira (16), com o objetivo de reger as relações entre as gestões do Sistema Único de Saúde (SUS) e os estabelecimentos de ensino superior que ofertam cursos de saúde. 

O programa na instituição é o primeiro do país desde a regulamentação em agosto deste ano, e a medida faz parte das ações do Mais Médicos para viabilizar as mudanças no ensino da Medicina. O contrato foi realizado entre as secretarias de saúde estadual da Bahia e municipais de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, cidades do sul do estado que abrigam campus da universidade. 

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, destacou os benefícios em manter esse tipo de acordo. “Passa a haver uma pactuação e governança clara e estável das responsabilidades assumidas por todos os participantes, em benefício da qualificação da formação dos estudantes, residentes e profissionais de saúde dos municípios, e da saúde para a população”, disse o secretário.