Sábado, 03 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Com reitoria da Uneb ocupada, professores de universidades estaduais podem aprovar greve hoje

Bahia

Com reitoria da Uneb ocupada, professores de universidades estaduais podem aprovar greve hoje

Docentes alegam que, desde 2016, tentam negociar a pauta de reivindicações e não conseguem

Com reitoria da Uneb ocupada, professores de universidades estaduais podem aprovar greve hoje

Foto: Ascom/ Aduneb

Por: Juliana Almirante no dia 04 de abril de 2019 às 09:40

Os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) ocuparam a reitoria da instituição, em Salvador, desde a tarde de quarta-feira (3).

Às 14h, eles saem da ocupação e se reúnem em assembleia, que deve aprovar a deflagração de greve da categoria.

Docentes de outras três universidades estaduais (Uesc, Uefs e Uesb) também vão se reunir em assembleias e devem aderir à paralisação. 

A Associação de Docentes da Uneb (Aduneb) informou ao Metro1 que os alunos da universidade ainda participam da ocupação na reitoria e aprovaram estado de greve em assembleia ontem. 

Os professores da Uneb alegam que, desde 2016, tentam negociar a pauta de reivindicações e não conseguem. Eles pedem a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do Estado da Bahia para o orçamento anual das universidades estaduais. Atualmente, o índice é de aproximadamente 5%;

A categoria reivindica também reposição integral da inflação do período de 2015 a 2017, em uma única parcela, com índice igual ou superior ao IPCA; além de reajuste de 5,5% ao ano no salário base dos docentes para garantir a política de recuperação salarial, referente aos anos de 2015, 2016 e 2017;

Os professores ainda querem o cumprimento dos direitos trabalhistas, a exemplo das promoções na carreira, progressões e mudança de regime de trabalho. Atualmente, só na Uneb, mais de 400 professores teriam seus direitos à promoção negados pelo Estado.