Bahia

Assembleia deve votar hoje empréstimo para PPP da Embasa, diz Rui

Durante inauguração da BA-144, em Morro do Chapéu, governador ainda afirmou que é preciso priorizar a malha ferroviária do estado

[Assembleia deve votar hoje empréstimo para PPP da Embasa, diz Rui]
Foto :Paula Fróes/ GOVBA

Por Alexandre Galvão e Juliana Rodrigues no dia 15 de Abril de 2019 ⋅ 11:24

O governador Rui Costa confirmou, hoje (15), que a mudança do modelo de gestão da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para uma parceria público-privada já está em planejamento, conforme sinalizado no último dia 1º. De acordo com o chefe do Executivo estadual, o governo pretende fazer um empréstimo e aderir ao novo modelo para ampliar investimentos em água e esgoto.

"Hoje a Assembleia deve votar um empréstimo que estamos tomando para ampliar o número de investimentos", disse. A declaração foi dada durante a inauguração da rodovia BA-144, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.

Rui ainda afirmou que, embora seja "fundamental" investir em estradas, o governo pretende priorizar a malha ferroviária. O governador citou a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e de um trecho entre Juazeiro e Candeias, que despertou o interesse da China Railway Engineering Corporation (CREC).

"Eu inclusive estou indo à China agora fazer uma visita na sede dessa empresa. Esteve aqui conosco o vice-presidente da empresa e eu vou lá conversar com o presidente, porque eles estão avaliando um negócio de minério lá em Sento Sé e querem recuperar aquela antiga ferrovia, que hoje é uma concessão da VALEC (...) e a empresa chinesa quer recuperar de Juazeiro até Candeias e construir uma usina de minério ali em Candeias", explicou.

A inauguração do trecho da BA-144 entre Morro do Chapéu e Várzea Nova marca a viagem de trabalho nº 500 do governador Rui Costa. Foram 73 quilômetros restaurados e pavimentados. Segundo o governo do estado, a obra beneficia 227 mil moradores das cidades de Irecê, Morro do Chapéu, Várzea Nova, Jacobina e Umburanas.

A agenda de Rui na região ainda inclui a autorização de três convênios da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, a entrega de dez mil mudas a agricultores familiares e a cessão de tratores a 20 municípios da região.

Notícias relacionadas

[Obama revela desejo de conhecer a Bahia]
Bahia

Obama revela desejo de conhecer a Bahia

Por Alexandre Galvão no dia 18 de Abril de 2019 ⋅ 08:00 em Bahia

O ex-presidente enumerou outros lugares que gostaria de conhecer, citando Chile e Argentina, com destaque para região da Patagônia

[PRF começa operação Semana Santa nesta quinta]
Bahia

PRF começa operação Semana Santa nesta quinta

Por Kamille Martinho no dia 16 de Abril de 2019 ⋅ 20:30 em Bahia

Fiscalização tem o objetivo de reforçar o policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de criminalidade e acidentes graves