Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Bahia

PF combate fraude em licitações e desvios de verba pública na Bahia 

O nome da Operação remete à tradução para o idioma inglês do antigo nome de Lafaiete Coutinho

PF combate fraude em licitações e desvios de verba pública na Bahia 

Foto: Divulgação

Por: Alexandre Galvão no dia 16 de abril de 2019 às 07:01

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (16) a operação Three Hills, que  visa à repressão de fraudes em licitações e desvio de verbas públicas no município de Lafaiete Coutinho, localizado a cerca de 35km de Jequié, no sudoeste baiano.

Segundo a apuração, uma licitação para fornecimento de combustíveis teria sido vencida por uma empresa pertencente ao então prefeito da cidade. O empreendimento estava em nome de "laranjas". 

Com as investigações encetadas no Inquérito, comprovou-se que o posto de combustíveis na verdade era administrado por um servidor da Prefeitura de Lafaiete Coutinho, o qual chegou a ser responsável pela conferência do recebimento do material (combustíveis) em relação a dois procedimentos licitatórios, além de Presidente da Comissão Permanente de Licitação em um certame e Pregoeiro designado pelo Prefeito Municipal em outro certame.

São executados sete mandados de busca e apreensão em Salvador e Lafaiete Coutinho. De acordo com a PF, 30 policiais federais atuam na operação.

Há também fortes indícios de superfaturamento com relação ao preço do combustível comercializado pelo Posto para o município de Lafaiete Coutinho. O pagamento dos valores definidos nos contratos celebrados entre o município de Lafaiete Coutinho e a pessoa jurídica investigada era realizado com a utilização de recursos federais.