Bahia

271 cidades da Bahia têm água contaminada por agrotóxicos

Mucugê, São Félix do Coribe, Camaçari e Itapetinga são as mais críticas

[271 cidades da Bahia têm água contaminada por agrotóxicos]
Foto : Alberto Coutinho/GOVBA

Por Aline Reis no dia 21 de Abril de 2019 ⋅ 10:00

Testes realizados pelas empresas de abastecimento de municípios brasileiros mostram que quatro cidades da Bahia consomem um perigoso coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população. Mucugê, na Chapada Diamantina, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Itapetinga, Centro Sul, e São Félix do Coribe, no Oeste, estão no topo de uma lista de 271 municípios baianos. 

A publicação dos dados faz parte do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério da Saúde. O estudo detectou em 1.396 municípios no país todos os 27 pesticidas.  

A capital baiana também está na lista. De acordo com a publicação, na água fornecida da cidade foram detectados 16 agrotóxicos; 8 associados a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos; 3 agrotóxicos detectados em concentração acima do limite considerado seguro no Brasil e 13 agrotóxicos detectados acima do limite considerado seguro na União Europeia. 

Em nota, a Embasa informou que as análises realizadas semestralmente pela empresa no período entre 2014/2018 apresentaram valores que demonstram a inexistência de substâncias presentes em agrotóxicos. As informações são do jornal Correio. 

Notícias relacionadas