Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Mais de 80 bolsas em universidades federais na Bahia foram bloqueadas

As informações foram confirmadas ao Metro1 pelas assessorias de imprensa das universidades federais

Mais de 80 bolsas em universidades federais na Bahia foram bloqueadas

Foto: Dário Guimarães / Metropress

Por: Juliana Almirante e Daniel Brito no dia 09 de maio de 2019 às 15:55

O corte generalizado de bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atingiu diversas universidades federais baianas, segundo apurou o Metro1.

Na Universidade Federal da Bahia (Ufba), principal do Estado, de acordo com o pró-reitor de ensino de pós-graduação da instituição, Olival Freire, foram retiradas 72 bolsas de estudantes de mestrados e doutorado e 10 de pós-doutorado, o que corresponde a um percentual de 5% do total de 1.570 bolsas existentes.

Mesmo com um número aparentemente pequeno, a Ufba ressaltou que a quantidade cortada "não é um valor desprezível, pois os bolsistas são fundamentais para o andamento das pesquisas".

Os cortes também chegaram à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que sofreu interrupção no pagamento a sete bolsas, sendo quatro de mestrado, duas de doutorado e 1 de pós-doutorado.

Já nas outras duas universidades instaladas na Bahia, a Federal do Sul da Bahia (UFSB), cujos programas de pós-graduação têm oito bolsas (quatro de mestrado e quatro de doutorado), e na Federal do Oeste Baiano (UFOB), que tem 17 bolsas de mestrado, não houve cortes.