Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Curso de Agrofloresta Sintrópica com Guio Ramos abre inscrições na Bahia

Bahia

Curso de Agrofloresta Sintrópica com Guio Ramos abre inscrições na Bahia

A Fazenda Brejão está nos limites com o Parque Nacional, local de topografia montanhosa, e abrange 50 hectares cobertos por vegetação nativa

Curso de Agrofloresta Sintrópica com Guio Ramos abre inscrições na Bahia

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 20 de maio de 2019 às 15:43

A Fazenda Brejão, inciativa do agricultor, André Arista, promoverá um curso de agrofloresta sintrópica com Guio Ramos, agricultor, técnico e consultor em Sistemas Agroflorestais. Iniciou sua graduação em Biologia na UFBA em 2003. A partir de 2005 iniciou seus estudos e práticas em SAFs.

O curso tem duração de dois dias e irá abordar temas como: os princípios da agrofloresta, o preparo do solo e adubação, plantio com sucessão vegetativa no espaço e tempo, desenvolvimento e consórcios de espécies vegetais, a prática de implementação agroflorestal e a visita e análise de cultivos agroflorestais de até 2 anos.

Ele trabalhou no Epicentro Marizá com Marsha Hanzi, no Instituto de Permacultura da Bahia, Sítio Espelho D'água ( Simões Filho), Sítio Na Luz e Fazenda Riachinho (Caeté - Açu). Estudou com Henrique Sousa e Ernst Götsch. Atualmente realiza cursos, projetos e consultorias em Agrofloresta.

A vivência acontece nos dias 25 e 26 de maio de 2019 na Fazenda Brejão, localizada próximo ao Povoado Volta da Serra, a 20km da sede do município de Palmeiras na Chapada Diamantina – Bahia. 

A Fazenda Brejão está nos limites com o Parque Nacional, local de topografia montanhosa, e abrange 50 hectares cobertos por vegetação nativa. Os trabalhos agroflorestais se iniciaram no ano de 2017 com um projeto de produção, pesquisa e educação em SAFs e Agricultura Sintrópica.

A Agrofloresta visa trabalhar caminhos sustentáveis para as práticas agrícolas, através do plantio de espécies agrícolas e florestais em uma mesma área, garantindo assim, produtividade sem prejudicar o meio ambiente ao redor.

As vagas para o curso são limitadas e maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: faz.brejao@hotmail.com.