
Bahia
Após greve, agências bancárias voltam a funcionar nesta terça-feira
Após o fim da greve dos bancários, que durou 21 dias, os bancos voltam a funcionar normalmente na maior parte do país, a partir desta terça-feira (27). [Leia mais...]

Foto: Daniele Rodrigues/Metropress
Após o fim da greve dos bancários, que durou 21 dias, os bancos voltam a funcionar normalmente na maior parte do país, a partir desta terça-feira (27). Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores de Ramo Financeiro (Confraf), 60% das agências estavam paradas em todo o Brasil desde o início da paralisação, no dia 6 de outubro.
Os bancários se reuniram em assembleia, na noite da última segunda-feira (26), e aceitaram o acordo proposto pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu reajuste de 10% sobre os salários, a participação nos lucros e resultados (PLR) e o piso da categoria. Também foi oferecido um reajuste de 14% para os vales-refeição e alimentação. A assembleia do Sindicato dos Bancários da Bahia teve início por volta das 18h30, no ginásio dos bancários, no Largo dos Aflitos. Apesar da decisão, os bancos públicos decidiram manter a paralisação em algumas regiões.
Através de nota, divulgada na última segunda (26), o Sindicato dos Bancários de Itabuna e região informou que os funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNB resolveram rejeitar a proposta e seguir em greve. Em Feira de Santana, os mesmos bancos continuam parados. De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, esta paralisação “foi uma das mais fortes dos últimos anos e a conquista foi consequência da nossa luta e mobilização”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

