Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Bahia

Governo afirma que assinou compromisso com professores para fim da greve

Foi acordado que o governo estadual, após o fim da greve, enviará um Projeto de Lei para a Alba com proposta de reestruturação do quadro de vagas da carreira docente

Governo afirma que assinou compromisso com professores para fim da greve

Foto: Suami Dias/ Secom

Por: Juliana Almirante no dia 11 de junho de 2019 às 08:47

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado divulgou ontem (11) que foi assinado um termo de compromisso com representantes de professores de universidades estaduais para o fim de greve da categoria 

A reunião foi entre a Secretaria de Relações Institucionais, a Secretaria da Educação do Estado e o Fórum das Associação dos Docentes das Universidades Estaduais (Fórum das AD's). Também assinaram o documento membros da Comissão de Educação e o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Foi acordado que o governo estadual, após o fim da greve, enviará um Projeto de Lei para a Alba com proposta de reestruturação do quadro de vagas da carreira de professor, permitindo até 900 promoções. Também foram garantidos recursos da ordem de R$ 36 milhões para que as quatro universidades apliquem em investimentos.

Outro ponto definido foi o pagamento dos salários mediante reposição das aulas. O plano de reposição deve ser submetido a Reitoria da Instituição de Ensino e à Secretaria da Administração do Estado (SAEB).

A proposta é de que, se a greve acabar até dia 14 de junho, o Estado garantirá o pagamento integral do salário do mês de junho/2019 e mediante execução do plano de reposição das aulas, será pago o mês de maio junto com o mês de julho. Sendo assim, os dias de greve do mês de abril serão pagos no mês de agosto mediante execução do plano de reposição de aulas.
 
Além disso, até 72 horas após o encerramento da greve, será instalada uma nova mesa para negociação de outros pontos levantados pela categoria. 

De acordo com a Associação de Docentes da Uneb (Aduneb), o comando de greve se reunirá hoje (11) em horário a definir, e uma assembleia reunirá toda a categoria amanhã (12), na quadra de esportes do Campus I (ao lado do Teatro Uneb), às 8h30.