Bahia

Bahia e Portugal assinam acordo para recuperar imóveis e fortalecer turismo

Termo foi firmado pelo secretário de Turismo, Fausto Franco, e pela secretária de Turismo de Portugal, Ana Godinho, hoje (21)

[Bahia e Portugal assinam acordo para recuperar imóveis e fortalecer turismo]
Foto : Divulgação

Por Juliana Rodrigues no dia 21 de Junho de 2019 ⋅ 14:20

O governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo, assinou hoje (21), em Lisboa, um acordo com a Secretaria de Turismo de Portugal para possibilitar a recuperação de imóveis de valor arquitetônico, histórico e cultural do estado e transformá-los em equipamentos com finalidade turística. O protocolo de entendimento foi firmado pelo titular da pasta estadual, Fausto Franco, e pela secretária do Turismo do país, Ana Mendes Godinho.

O plano se baseia no programa português Revive, conjunto de ações previstas num movimento internacional de recuperação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, ao qual a Bahia se integra oficialmente, nesta data. Lançado no ano passado, o Revive já identificou 33 imóveis – conventos, fortes e castelos, entre outros – em Lisboa e no interior de Portugal, em condições de abrigarem atividades econômicas ligadas ao turismo, por meio de investimentos privados, autorizados mediante concessão em concurso público.

A proposta de cooperação entre Bahia e Portugal surgiu durante reunião do vice-governador e secretário do Desenvolvimento Econômico, João Leão, com a secretária do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho.  O acordo contribui para fortalecer as intervenções do governo Rui Costa no Centro Antigo de Salvador.

“Estamos mapeando imóveis que podem ser incluídos numa primeira etapa, a fim de impulsionar a instalação de novos restaurantes, hotéis, cafeterias, lojas de artesanato e outros equipamentos que ativem o mercado turístico, com desenvolvimento econômico”, disse o secretário Fausto Franco.

Notícias relacionadas