Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Vídeo e foto mostram rompimento parcial de barragem em Pedro Alexandre

Bahia

Vídeo e foto mostram rompimento parcial de barragem em Pedro Alexandre

Autoridades públicas baianas ainda divergem sobre o rompimento da barragem em Quati

Vídeo e foto mostram rompimento parcial de barragem em Pedro Alexandre

Foto: Divulgação

Por: Adelia Felix no dia 12 de julho de 2019 às 10:44

Um vídeo feito por populares mostra o rompimento parcial da barragem de Quati, em Pedro Alexandre, no nordeste baiano. O caso ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), e o registro foi feito no fim da tarde do mesmo dia. As imagens foram enviadas pela assessoria da prefeitura ao Metro1. Uma foto enviada para reportagem também indica o comprometimento da estrutura.

Posicionamentos distintos

As autoridades públicas baianas ainda divergem sobre o rompimento da barragem em Quati. Em entrevista à Rádio Metrópole, o coordenador da Defesa Civil de Pedro Alexandre, Diego Santos, disse que o rompimento da barragem “foi parcial, não foi completo”. Em entrevista ao jornal Correio, o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral, disse que “a barragem quebrou no meio, rompeu no meio”.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil também confirmou o rompimento e informou que suas equipes estão na região prestando suporte às pessoas atingidas e monitorando a situação.

Também entrevista à Metrópole, o secretário de Comunicação do Governo do Estado, André Curvelo, explicou que houve um transbordamento. Ele não detalhou se enviou técnicos ao local para constatar o ocorrido. Além disso, acrescentou que o governador Rui Costa entrou em contato com os prefeitos das duas cidades para colocar a estrutura do estado à disposição.

A Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec) negou a informação de rompimento da barragem. O órgão reconheceu que havia rachaduras na estrutura, mas disse que o excesso de chuvas na região provocou um "galgamento", quando a água transborda a parede do açude.

Após a publicação da matéria, o Governo do Estado divulgou nota informando que realmente houve rompimento. Leia aqui