Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Justiça rejeita urgência em ação que tentava impedir nomeação de reitor da UFRB

Bahia

Justiça rejeita urgência em ação que tentava impedir nomeação de reitor da UFRB

Recurso buscava anulação da composição da lista tríplice para cargos da reitoria da universidade

Justiça rejeita urgência em ação que tentava impedir nomeação de reitor da UFRB

Foto: Divulgação

Por: Juliana Almirante no dia 16 de julho de 2019 às 11:00

A 16ª Vara Federal da Bahia rejeitou, no último dia 11, pedido de urgência em uma ação que tentava impedir a nomeação do reitor eleito na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O autor da ação foi José Fernandes de Melo Filho, professor titular da UFRB, que foi um dos candidatos ao cargo de reitor. Ele chegou a concorrer para a composição da lista tríplice, mas não foi eleito. O professor argumentou que o processo eleitoral teria sido realizado "com uma série de vícios que ferem os princípios da legalidade e moralidade". 

De acordo com comunicado enviado pela assessoria da UFRB hoje (16), a Justiça indeferiu o pedido de anulação da composição da lista tríplice para os cargos da reitoria. 

A decisão judicial entendeu que não prosperava a alegação de que não teria sido observado o prazo de 30 dias úteis de antecedência mínima para convocação das eleições. A convocação para a eleição ocorreu com cerca de 54 dias úteis de antecedência.

A Justiça também argumentou, na decisão, que não há vedação no ordenamento jurídico acerca de candidatos que votem em si mesmos.

Em nota, o reitor da universidade, Silvio Luiz de Oliveira Soglia, afirmou que ficou demonstrado que não houve qualquer ilegalidade no processo eleitoral, que escolheu a professora Georgina Gonçalves para o cargo de reitora.

"A UFRB reafirma seu compromisso com a democracia e o respeito aos preceitos legais, permanecendo vigilante quanto ao andamento do processo de nomeação e posse junto ao MEC, apelando para a responsabilidade institucional do governo, em reconhecer o nome da professora Georgina Gonçalves como expressão do desejo da maioria da comunidade universitária", afirmou o retor, no comunicado.