Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bolsonaro nomeia último nome da lista tríplice como reitor da UFRB

Bahia

Bolsonaro nomeia último nome da lista tríplice como reitor da UFRB

Nomeação saiu na edição de ontem (1º) do Diário Oficial da União (DOU).

Bolsonaro nomeia último nome da lista tríplice como reitor da UFRB

Foto: Divulgação

Por: Juliana Almirante no dia 02 de agosto de 2019 às 07:04

Terceiro colocado na lista tríplice enviada à presidência da República há mais de quatro meses, o professor Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado ontem (1º) como o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

A nomeação saiu na edição de ontem (1º) do Diário Oficial da União (DOU). O docente terá de ir a Brasília para tomar posse no Ministério da Educação (MEC) para assumir o cargo oficialmente.

Santos vai suceder Silvio Luiz Soglia, que deixou o cargo no último dia 15. A vice dele, Georgina Gonçalves dos Santos, atuou como reitora em exercício por duas semanas, mas o mandato terminou na última terça-feira (30) e a UFRB ficou sem reitor.

Georgina foi a mais votada para o cargo de reitora universidade entre 2019 e 2023, tanto na consulta acadêmica feita aos estudantes, quanto na votação do Conselho Universitário para a lista tríplice.

Segundo a Lei, o presidente pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.

No entanto, a escolha pelo primeiro colocado era uma tradição adotada desde o primeiro governo Lula.

Até ontem, outros seis reitores já tinham sido escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Em cinco dos casos, o primeiro colocado da lista tríplice foi nomeado reitor. Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o segundo da lista foi escolhido.