Quarta-feira, 11 de março de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Rui apresenta em Brasília proposta de investimentos para Porto de Malhado

Bahia

Rui apresenta em Brasília proposta de investimentos para Porto de Malhado

O governador Rui Costa (PT) apresentou nesta terça-feira (10), em visita à Brasília, ao ministro da Secretaria de Portos, Hélder Barbalho, uma estratégia para que o setor privado faça investimentos no Porto de Malhado, localizado na cidade de Ilhéus. A proposta tem como objetivo viabilizar o escoamento inicial de cargas da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em construção na Bahia. [Leia mais...]

Rui apresenta em Brasília proposta de investimentos para Porto de Malhado

Foto: Divulgação/Secom/GOVBA

Por: Matheus Simoni no dia 10 de novembro de 2015 às 18:01

O governador Rui Costa (PT) apresentou nesta terça-feira (10), em visita à Brasília, ao ministro da Secretaria de Portos, Hélder Barbalho, uma estratégia para que o setor privado faça investimentos no Porto de Malhado, localizado na cidade de Ilhéus. A proposta tem como objetivo viabilizar o escoamento inicial de cargas da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em construção na Bahia.

Rui esteve no gabinete do ministro acompanhado pelos secretários da Casa Civil, Bruno Dauster, de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e pelo representante do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo. Para Rui, o caminho é que a Secretaria de Portos publique Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para que as empresas privadas interessadas no porto possam efetivar investimentos e, assim, concretizar a expansão do equipamento. O ministro concordou com o pleito e determinou a sua equipe agilidade no processo.

"Já que nós temos interesse privado de investimento no porto e, nesse momento, estamos com escassez de dinheiro público. Vamos viabilizar", disse o governador. Segundo Rui, o passo seguinte à PMI é o processo licitatório. Entre as intervenções previstas pelo governo baiano está a dragagem, ao custo estimado de R$ 21 milhões, que elevará a profundidade do cais e do canal. O governador assinalou que as obras de expansão que o Porto de Malhado deve receber são de rápida conclusão.