Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Dois casos suspeitos de intoxicação por óleo são investigados em Ilhéus

Uma das ocorrências envolve um turista de Teófilo Otoni (MG), que apresentou piora no estado de saúde

Dois casos suspeitos de intoxicação por óleo são investigados em Ilhéus

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Juliana Rodrigues no dia 05 de novembro de 2019 às 08:00

Dois casos suspeitos de intoxicação pelo óleo que atinge o litoral do Nordeste do Brasil são investigados em Ilhéus, na região sul da Bahia. Os casos envolvem pessoas que tiveram contato com o óleo e relataram o aparecimento de sintomas que surgiram logo depois. A Vigilância em Saúde Ambiental e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apuram as ocorrências.

Morador de Teófilo Otoni (MG), o turista Anderson Gabriel, de 38 anos, entrou na água por cerca de 40 minutos e saiu quando o corpo começou a arder. Segundo a Secretaria de Saúde de Ilhéus, ontem (4), ele teve uma piora em seu estado de saúde e precisou ser internado no Hospital do Cacau. Ele passou a apresentar novos sintomas desde domingo (3), quando percebeu sangue nas fezes.

O outro caso sob investigação é o da ativista ambiental Claudia Santana, que atuava como voluntária recolhendo a substância nas praias de Ilhéus até o dia em que passou mal. "Foi muita dor de cabeça, imensurável, muita dor no estômago, tontura enjoo e muito confusa. Eu desconfiei logo que só poderia ser do óleo", afirmou, em entrevista à TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região.

Desde o surgimento das primeiras manchas no município, aproximadamente 16 toneladas de óleo já foram recolhidas em 60 km de praias. Ontem, no entanto, não houve aparecimento de novas manchas na região. A prefeitura afirmou que as praias estão liberadas.