Bahia

Escritora baiana lança livro que conta história da avó de Zumbi, Rainha do Congo

Fruto de um trabalho de identidade, pesquisa e paixão, "Aqualtune" pretende levar ao leitor relatos de aventuras de uma mulher que viveu no século XVII

[Escritora baiana lança livro que conta história da avó de Zumbi, Rainha do Congo]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 14 de Novembro de 2019 ⋅ 19:35

A escritora baiana Sara Messias lança do dia 21 de novembro, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), o livro intitulado “Aqualtune: Um sonho chamado liberdade”. A obra conta a história da Rainha do Congo, que no Brasil é conhecida por ter sido avó de Zumbi dos Palmares. 

“Ela cresceu em uma sociedade mista, foi instruída pelos sacerdotes portugueses e viveu em harmonia com a população europeia. A princesa do Reino do Congo, dona de conhecimentos políticos, organizacionais e de estratégia de guerra, apesar de ser pouco lembrada nos livros e escolas brasileiras, foi muito importante para a história da população negra durante o Período Colonial”, adianta a autora. 

Fruto de um trabalho de identidade, pesquisa e paixão, "Aqualtune" pretende levar ao leitor relatos de aventuras de uma mulher que viveu no século XVII, considerada como uma personagem revolucionária, corajosa e destemida, mas que se viu obrigada a se casar com o próprio primo.

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento: "Aqualtune – Um sonho chamado liberdade", por Sara Messias. 
QUANDO: 21 de novembro, a partir das 17h30
ONDE: Sede do IGHB – Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Avenida Joana Angélica, 43, Piedade, Salvador 

Notícias relacionadas

[Bahia tem 58 cidades sem crimes contra a vida; veja lista]
Bahia

Bahia tem 58 cidades sem crimes contra a vida; veja lista

Por Juliana Rodrigues no dia 11 de Dezembro de 2019 ⋅ 12:20 em Bahia

Municípios estão nas regiões Sul, Sudoeste, Oeste, Leste, Norte, Chapada Diamantina e Região Metropolitana de Salvador, a exemplo de Madre de Deus (foto)