Bahia

Feira de Santana: prefeitura investiga origem de resíduo despejado em distrito de Maria Quitéria

Material com forte odor teria sido deixado no local por uma caçamba bitrem; estima-se que sejam mais de oito toneladas, segundo o site Acorda Cidade

[Feira de Santana: prefeitura investiga origem de resíduo despejado em distrito de Maria Quitéria]
Foto : Ed Santos / Acorda Cidade

Por Juliana Rodrigues no dia 16 de Novembro de 2019 ⋅ 16:14

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, no centro-norte baiano, realiza hoje (16) a remoção de aproximadamente oito toneladas de um material com forte odor que foi despejado em estradas do distrito de Maria Quitéria. Segundo o site Acorda Cidade, a substância foi identificada nas localidades de Lagoa Grande, Lagoa das Pedras e Estrada de Carro Quebrado. O material passará por análise. 

Em áudios que circulam nas redes sociais, moradores informam que o material é semelhante ao óleo que está sendo retirado de praias do Nordeste. O técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Aras, descartou esta hipótese, no entanto. 

“Ainda não sabemos do que se trata. Só sabemos até agora o que ele não é, ou seja, não é óleo retirado das praias, não é hidrocarboneto porque não tem cheiro específico próximo do cheio do óleo diesel, de gasolina. O município de imediato esteve aqui com toda a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, juntamente com o prefeito. A Sustentare [empresa responsável pela limpeza da cidade] é a única empresa na região com possibilidade de recepção de resíduos classe 1, porém como o resíduo ainda não está classificado, ela vai remover para um local intermediário”, informou.

Outra hipótese descartada pelos técnicos da prefeitura é que o resíduo seja de betume usado em pavimentação de ruas. Enquanto o material passa por análise, será feita uma raspagem na estrada para reduzir o risco de contaminação, já que o produto despejado pode ser tóxico.

Em contato com o Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins Filho informou que uma caçamba bitrem teria descartado o produto em uma extensão de cerca de seis quilômetros. Ele também alertou aos moradores que evitem o contato com o resíduo.

Notícias relacionadas

[Metrópole reprisa entrevista especial com MK ]
Bahia

Metrópole reprisa entrevista especial com MK 

Por Metro1 no dia 13 de Dezembro de 2019 ⋅ 10:27 em Bahia

As duas horas de programa serão exibidas ainda no canal do youtube.com/portalmetro1. A condução da entrevista ficou a cargo de James Martins