Bahia

José Dirceu lança livro em Guanambi na próxima segunda-feira

O evento de lançamento do livro “Zé Dirceu – Memórias – Volume 01” está marcado para acontecer no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb)

[José Dirceu lança livro em Guanambi na próxima segunda-feira]
Foto : Lula Marques/PT

Por Kamille Martinho no dia 11 de Dezembro de 2019 ⋅ 19:30

O ex-ministro do governo Lula, José Dirceu, estará em Guanambi, no Sudoeste da Bahia, no dia 16 de dezembro para lançar seu livro “Zé Dirceu – Memórias – Volume 01”. O evento está marcado para acontecer às 19h, no auditório da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), apesar de organizadores avaliarem alterar o local.

O encontro faz parte de uma série de sessões de autógrafos que o político mineiro vem realizando em todo o país. Na obra, o ex-ministro retrata a militância estudantil nos anos 1960, o exílio, o treinamento para ser guerrilheiro em Cuba e a história dentro do Partido dos Trabalhadores.

Zé Dirceu participou da política no período do Regime Militar Brasileiro. Ele foi preso e exilado neste período e chegou a fazer cirurgia plástica para não ser reconhecido. Em 2012, foi condenado pelo crime de corrupção ativa, sendo preso em novembro de 2013 e, quase um ano depois, liberado para cumprir o restante de sua pena em casa. 

Também foi condenado em 2016, em duas ações penais por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência a organização criminosa. Em junho de 2018, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender a execução da condenação do ex-ministro e consequentemente foi solto.

O político ainda foi preso em maio de 2019 para cumprir pena na sua segunda condenação. Ele deixou a prisão no dia 8 de novembro após decisão do Supremo Tribunal Federal sobre cumprimento de prisão após condenação em segunda instância.

Notícias relacionadas

[Jair e Vicentino terão quadro de humor na Metrópole]
Bahia

Jair e Vicentino terão quadro de humor na Metrópole

Por Metro1 no dia 21 de Janeiro de 2020 ⋅ 15:29 em Bahia

Jair, interpretado por Guga Walla, e Vicentino, por Lucas Sicupira, terão esquetes semanais na programação da Metrópole e durante a Jornada Esportiva da equipe Os Campeõe...