
Bahia
Porto Seguro: Tartaruga é encontrada morta com rede de pesca no pescoço
Animal foi achado em praia na orla norte da cidade, na manhã de hoje (27)

Foto: Reprodução/ Veja no Mapa
Uma tartaruga-verde foi encontrada morta nas proximidades da cabana de praia Barramares, na orla norte de Porto Seguro, na manhã de hoje (27).
De acordo com o site local Radar 64, um casal informou caminhava na praia quando encontrou o animal na areia. A tartaruga pesava cerca de 15 kg e tinha fragmentos de uma rede de pesca no pescoço quando foi achada.
A Secretaria de Meio Ambiente da cidade enviou uma equipe de fiscais até o local em que o animal foi encontrado. O animal foi enterrado em uma área nas proximidades da barraca de praia.
De acordo com o projeto Tamar, a legislação brasileira prevê às tartarugas uma proteção abrangente, proibindo tanto seu consumo direto como todas as formas de captura, abate, comércio e transporte.
Além de redes de pesca, são consideradas ameaças aos animais anzóis, desenvolvimento costeiro, degradação de áreas de desova, poluição dos oceanos e mudanças climáticas.
Cinco espécies de tartarugas marinhas ocorrem no Brasil: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta); tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata); tartaruga-verde (Chelonia mydas); tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartarugade-couro (Dermochelys coriacea).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.