Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Bahia

Coelba lidera ranking de acidentes com choques em fios elétricos, diz pesquisa do Idec

Foram 279 mortes em acidentes envolvendo a distribuidora de energia baiana, de 2008 a 2018

Coelba lidera ranking de acidentes com choques em fios elétricos, diz pesquisa do Idec

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 17 de janeiro de 2020 às 11:00

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) aparece em primeiro lugar em um ranking divulgado hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com a pesquisa, que leva em conta o período de 2008 a 2018, foram 279 mortes envolvendo a distribuidora de energia baiana, em acidentes com fios elétricos. O número exclui os acidentes de trabalho com funcionários das distribuidoras. Procurada pelo Metro1, a empresa ficou de se pronunciar sobre a posição no ranking.

Depos da Coelba, a mineira Cemig-D aparece em segundo lugar (250 mortes) e a paulista Eletropaulo em terceiro (180). 

No ranking de número de acidentes em geral, com ou sem mortes, a Coelba fica em terceiro lugar, com 898 registros, atrás de Cemig-D (1024) e da Eletropaulo (999). 

Em todo o Brasil, foram registrados 8.500 acidentes e 2.892 mortes, entre 2008 e 2018. 

Após a publicação desta reportagem, a Coelba entrou em contato com o Metro1 para dar esclarecimentos sobre a situação. Segundo a empresa, tem sido feito investimentos em campanhas educativas de segurança com a rede elétrica, além da realização de ações com a comunidade ao longo dos últimos anos. Também foi informado que a Coelba realizou no ano passado "parceria com 62 lojas de material de construção em 23 municípios baianos para a etiquetagem de produtos utilizados na construção civil, um dos principais setores de ocorrências dos acidentes com a rede elétrica". Confira a resposta na íntegra:

"A Coelba informa que, ao longo dos últimos anos, vem investindo em campanhas educativas de segurança com a rede elétrica nos mais diversos meios de comunicação e em ações com a comunidade. Somente no ano passado foram realizadas 436 palestras em escolas, igrejas e associações de bairros e também para lideranças comunitárias nos municípios com indicadores de acidentes.  

Entre as ações, a Coelba realizou, em 2019, parceria com 62 lojas de material de construção em 23 munícipios baianos para a etiquetagem de produtos utilizados na construção civil, um dos principais setores de ocorrências dos acidentes com a rede elétrica. Foram etiquetados 60 mil produtos como antenas, andaimes, latas de tinta, vergalhões e lajes. 

A concessionária também realizou três grandes campanhas publicitárias sobre segurança com a rede elétrica durante o carnaval, micaretas e São João."