Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Coronavírus: navio de Singapura passa por fiscalização após atracar em Ilhéus

Bahia

Coronavírus: navio de Singapura passa por fiscalização após atracar em Ilhéus

Parte da tripulação é natural das Filipinas, país que registrou a primeira morte em decorrência da doença fora da China

Coronavírus: navio de Singapura passa por fiscalização após atracar em Ilhéus

Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Por: Matheus Simoni no dia 03 de fevereiro de 2020 às 08:02

Um navio com bandeira de Singapura atracou neste final de semana em Ilhéus, no sul da Bahia, e despertou preocupação por parte da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) por medo do coronavírus. Segundo o órgão, a embarcação IVS Kestrel vem do porto de Praia Mole (ES). Ele esteve antes em Porto de Espanha (Trinidad e Tobago) e Nova Orleans (EUA), todos portos fora da China, local onde o surto da doença surgiu.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está acompanhando o caso de perto. De acordo com Gleidson Santana, coordenador de vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus, uma reunião nesta segunda-feira (3) vai definir as diretrizes e protocolos que serão adotados no município. Parte da tripulação é natural das Filipinas, país que registrou a primeira morte em decorrência da doença fora da China.

"Estamos acompanhando através da Anvisa, que é responsável por essa fiscalização. Até o momento, não houve intercorrência. A reunião é para definir os protocolos, tanto de Influenza, que já temos protocolo definido, como para o Coronavírus. Apesar de não ter um definido, podemos usar o mesmo protocolo de Influenza. Vai ser uma reunião de alinhamento", declarou, em entrevista à TV Bahia. Ainda segundo o coordenador, não há motivo de se preocupação imediata sobre o navio por ele estar fora janela de contaminação.