Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Novo coronavírus ‘não mete medo’, diz Secretário da Saúde da Bahia sobre o Carnaval

Bahia

Novo coronavírus ‘não mete medo’, diz Secretário da Saúde da Bahia sobre o Carnaval

Vilas-Boas divulgou serviços da Secretaria que estarão disponíveis durante a folia

Novo coronavírus ‘não mete medo’, diz Secretário da Saúde da Bahia sobre o Carnaval

Foto: João Brandão/ MetroPress

Por: Luciana Freire / João Brandão no dia 13 de fevereiro de 2020 às 17:12

O Secretário da Saúde do Estado da Bahia, o médico Fábio Vilas-Boas conversou com o Metro1 sobre o Carnaval 2020 e afirmou que o novo coronavírus 'não mete medo', já que não está circulando no Brasil. O secretário chamou a atenção para o vírus da gripe H1N1, o vírus H3N2 e o influenza B, ressaltando o quanto é importante que as pessoas gripadas com febre evitem ir à folia.

Sobre doenças sexualmente transmissíveis, Vilas-Boas divulgou medidas de precaução da secretaria, que entende o carnaval como uma festa em que as pessoas se expõem mais ao contato sexual sem proteção.

"Montamos estandes de prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, testagem rápida para sífilis, HIV e hepatite B e C, além disso vamos ter o hospital geral do estado e sua emergência totalmente disponibilizada, leitos de retaguarda em todo o estado", afirmou ao Metro1.

O secretário insistiu que pessoas doentes evitem ir a folia. "Quem estiver doente fica em casa, não toma antitérmico e vá pra rua porque você vai contaminar outras pessoas". O principal motivo é a facilidade do contágio.

"O contato muito próximo das pessoas durante o carnaval seja nos camarotes, no bloco ou na pipoca, facilita muito o contágio dessas doenças virais respiratórias que são transmitidas por gotículas", afirmou Fábio.