Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Polícia terá aplicativo de Reconhecimento Facial no Carnaval 2020

Bahia

Polícia terá aplicativo de Reconhecimento Facial no Carnaval 2020

Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o Centro de Comando e Controle da SSP

Polícia terá aplicativo de Reconhecimento Facial no Carnaval 2020

Foto: Alberto Maraux/SSP

Por: Matheus Simoni no dia 17 de fevereiro de 2020 às 14:40

Os policiais militares que atuarem no Carnaval de Salvador deste ano vão contar com uma novidade possibilitada pelo sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A ferramenta será ampliada na folia e contará com um software instalado nos celulares das patrulhas que, a partir de uma foto, checa impressões digitais e promove a identificação humana. Os aparelhos serão empregados com as equipes que atuarão em conjunto com o Reconhecimento Facial, ainda em fase de testes. Também em uso experimental, câmeras em viaturas realizarão busca por foragidos e analisarão placas veiculares. Carros, motos e caminhões com restrição de furto ou roubo serão detectados pela ferramenta.

As novidades foram apresentadas pela SSP-BA na manhã de hoje (17). O sistema foi usado em fase de teste na festa do ano passado e ajudou na prisão de um homem foragido por homicídio. Na oportunidade ele estava fantasiado de mulher, mas ainda assim foi reconhecido. As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico).

A tecnologia será empregada também em pontos de entrada e saída, além de estações de transporte público. Desde implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta auxiliou nas prisões de 134 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto. Ainda no quesito tecnológico, serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24h por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.

Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o Centro. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, todos os aparatos tecnológicos serão acompanhados, em tempo real, por 30 instituições estaduais, federais e municipais que trabalharão 24h no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), sediado no COI. “Ampliamos os recursos tecnológicos para fazer um carnaval ainda mais tranquilo para o folião”, frisou Brabosa.