Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

ADEP-BA repudia fala de Rui sobre autonomia de defensores públicos

Bahia

ADEP-BA repudia fala de Rui sobre autonomia de defensores públicos

Associação diz que Rui Costa "estimulou candidatos do certame a constrangerem os Defensores"

ADEP-BA repudia fala de Rui sobre autonomia de defensores públicos

Foto: Divulgação

Por: Luciana Freire no dia 18 de fevereiro de 2020 às 15:20

A Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia divulgou uma nota em repúdio aos ataques do governador Rui Costa à autonomia funcional de Defensores Públicos que obtiveram decisões judiciais favoráveis em processos que tratavam do “Concurso Público para Seleção de Candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia” do quadro de pessoal das respectivas carreiras; e 1o Tenente do Quadro de Oficiais de Saúde – QOSPM/Médico e QOSPM/Odontólogo da  PMBA”.

Na nota a ADEP-BA diz que em entrevista ontem (17), que o governador Rui Costa "estimulou candidatos do certame a constrangerem os Defensores que ajuizaram a Ação Civil Pública e o Mandado de Segurança para reversão das ilegalidades identificadas no concurso". O governador teria recomendado que os interessados procurassem o telefone e e-mail “pra ver se convence os defensores pra retirar a ação posta junto à Justiça”.

A fala de Rui representou para a Associação uma exposição dos profissionais [defensores] "colocando-os em situação de risco em face do caráter inverídico das informações divulgadas".

"Trata-se de uma atitude irresponsável e tendenciosa, em face da omissão de questões importantes sobre o caso", continuou.