Terça-feira, 18 de março de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Chuva na Chapada ajuda diminuir focos de incêndio, mas combate continua

Bahia

Chuva na Chapada ajuda diminuir focos de incêndio, mas combate continua

A chuva forte que caiu na Chapada Diamantina, na madrugada dessa quinta-feira (26), ajudou a diminuir os focos de incêndio que ainda persistem na região. As equipes de combate agora estão concentradas nas regiões de Mucugê, do Vale do Capão e da Serra do Boqueirão, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, onde ainda há chamas. [Leia mais...]

Chuva na Chapada ajuda diminuir focos de incêndio, mas combate continua

Foto: Mateus Pereira/Secom BA

Por: Camila Tíssia no dia 27 de novembro de 2015 às 09:53

A chuva forte que caiu na Chapada Diamantina, na madrugada dessa quinta-feira (26), ajudou a diminuir os focos de incêndio que ainda persistem na região. As equipes de combate agora estão concentradas nas regiões de Mucugê, do Vale do Capão e da Serra do Boqueirão, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, onde ainda há chamas. Nas localidades de Morro Branco, Barro Branco, Folha Larga e na Serra do Sobradinho o fogo foi controlado e as áreas estão sendo monitoradas para evitar novas incidências. Há previsão de mais chuva para o final de semana.

Apesar de ainda não haver um relatório de levantamento georreferenciado da área total atingida pelas queimadas, já que os órgãos envolvidos nesta atividade estão com suas equipes primordialmente direcionadas para o combate às ocorrências, estima-se que o fogo atingiu cerca de 30 mil hectares.

Desde 2008, o programa Bahia sem Fogo, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), vem realizando ações de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais em todo território baiano, especialmente nas regiões oeste e da Chapada Diamantina, que costumam registrar esses tipos de ocorrência durante o período de estiagem. Neste ano, as queimadas na região oeste começaram em julho e se estenderam até o começo de novembro, sendo consideradas como as mais intensas dos últimos anos. Já na Chapada, o primeiro incêndio registrado aconteceu no município de Andaraí, na segunda quinzena de setembro.