Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Médico testa positivo para coronavírus e pacientes de cidades baianas serão monitorados

Bahia

Médico testa positivo para coronavírus e pacientes de cidades baianas serão monitorados

Profissional de saúde realizou ultrassonografia nos municípios de Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Acajutiba e Catu

Médico testa positivo para coronavírus e pacientes de cidades baianas serão monitorados

Foto: Reprodução/ Josué Damacena

Por: Juliana Almirante no dia 23 de março de 2020 às 08:04

O médico Eduardo Santana Ribeiro, morador de Salvador, testou positivo para coronavírus, de acordo com a Prefeitura de Catu. Ele realizou ultrassonografia nos municípios de Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Acajutiba e Catu.⁣

(Correção: O Metro1 errou ao dizer que o médico seria de Catu. A informação foi corrigida às 10h53)

⁣"A Secretaria Municipal de Saúde notificará todos municípios por meio de carro de som e rádio sobre o ocorrido. Será feito o contato via telefone e visitas domiciliares para que os pacientes que foram atendidos pelo médico cumpram a quarentena, junto com suas respectivas famílias", disse a administração municipal, por meio de comunicado no Facebok.

⁣A prefeitura da cidade indica ainda que, em caso de sintomas de Covid-19, como febre e falta de ar, o cidadão deve procurar orientações na Central de Atendimento, através dos números (71) 98845-8777 (24h) ⁣ e 0800 284 2445 (Ouvidoria Municipal, seg. a sex. de 08h às 14h)⁣.

De acordo com comunicado do governo, as autoridades sanitárias do Governo do Estado e das cidades onde o médico fez ultrassonografia já estão mobilizadas para identificar e localizar todos os pacientes que tiveram contato com o profissional de saúde.

"O médico realizou atendimentos em clínicas particulares destas cinco cidades, mas teve o diagnóstico confirmado em Salvador, após exame no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). O governador Rui Costa entrou em contato por telefone com diversos gestores municipais para garantir que todas as pessoas que tiveram contato com o médico infectado, incluindo os funcionários das clínicas, sejam rapidamente localizados e colocados em quarentena, para evitar a disseminação da Covid-19 no Litoral Norte", diz a nota.